WordPress: 5 Motivos para Usá-lo

Wordpress

Antecipadamente, preciso dizer que o WordPress é a ferramenta de marketing para gerenciar conteúdo mais usada no mundo, mas este não é o principal motivo para o qual você também deve usá-lo para fazer o seu site.

Na realizada, são vários motivos, e neste artigo, vou citar os 5 mais importantes para que você possa esclarecer suas dúvidas de uma vez por todas e tomar uma decisão assertiva para criar o melhor website para o seu objetivo.

Por isso, não precisa mais ficar em dúvida entre tantas opções com finalidades, valores e características diferentes.

Sei que existem plataformas gratuitas, algumas até oferecem domínio e hospedagem grátis, mas não caia na tentação do caminho mais curto, e em breve, você vai entender o porquê.

O que é o WordPress ?

Resumidamente, WordPress é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Usualmente chamamos estes tipos de sistemas de CMS.

Por sua vez, um CMS é uma ferramenta de criação, edição e publicação que permite que proprietários de sites, profissionais de conteúdo ou qualquer pessoa que deseja ter um site, seja capaz de gerenciar suas páginas e lançar conteúdo sem necessitar ter conhecimento em programação.

Antigamente o WordPress era usado somente para blogs, hoje em dia é possível criar todo tipo de site seja uma vitrine de produtos, jornais de bairro, apresentação de um restaurante, portfólio de produtos, loja virtual, e-commerce ou qualquer outro objetivo que você quiser.

Portanto, vou enumerar os principais motivos, de ser extremamente vantajoso criar ou contratar alguém que faça o seu site em WordPress, mesmo que este seja seu primeiro website.

Motivo 1: Fácil de Usar

Mesmo que você não tenha paciência de aprender a fazer seu site com um curso de marketing digital e contrate alguém para fazê-lo, não é bom ficar escravo de outras pessoas para fazer qualquer tipo de ajuste ou atualização.

O Worpress possui sim uma plataforma de navegação amigável e intuitiva.

Então, publicar um artigo, inserir um novo produto, alterar o preço e outras tarefas, com o passar do tempo, se tornarão tarefas simples para você.

Por isso, você não precisará ser um gênio da informática ou ficar totalmente dependente de terceiros para fazer todas alterações que quiser no seu site.

Na FA Comunicação, oferecemos o serviço de atualizações de websites, mas deixamos claro para o cliente que a contratação é opcional, caso ele não queira aprender a usar o sistema ou não tenha tempo de fazê-lo.

Motivo 2: Infinidade de Temas

Temas ou templates são a “cara” do seu site, ou seja, a aparência dele.

Você pode instalar um tema e personalizar completamente para que o seu site tenha o seu estilo e as funcionalidades que você precisa.

Existem milhares de temas diferentes, pagos e gratuitos. Eu aconselho a contratar um tema pago porque são diferenciados.

Atualmente, o que mais tenho indicado para os meus clientes é o tema Avenger.

Além, do preço atraente, ele possui um layout inovador, é compatível com quase todos os plugins, abre muito rápido em qualquer computador ou celular e é muito fácil criar páginas, inclusive páginas de captura com este tema.

Motivo 3: O Melhor para os Mecanismos de Buscas

Antes de mais nada,  esclareço o que significa SEO (Search Engine Optimization) e porque é tão importante se atentar a este assunto para atrair tráfego orgânico.

Quando uma página é publicada, o Google (e outros buscadores) procuram indexá-la para eu possam ser encontradas em seus resultados pelos usuários.

Sendo assim, SEO é um conjunto de boas práticas e esforços para que o seu site consiga ser encontrado com facilidade pelos algoritmos destes buscadores e apareça na frente de outros sites, inclusive concorrentes nos resultados destes mecanismos de busca.

 O WordPress é totalmente compatível com SEO do Google e  ajuda a fazer com que o seu site de fato apareça nas primeiras páginas dos resultados na rede de pesquisa.

Além, disso, você ainda instalar plugins que ajudam melhorar ainda mais performance do seu domínio.

Por estes e outros fatores eu DEFINITIVAMENTE escolho o WordPress em detrimento de   outras plataformas de desenvolvimento quanto o quesito é SEO.

Com ele é muito mais fácil implantar o SEO com baixo custo.

E o mais importante de tudo: o WordPress sempre atualiza seu sistema para adaptar aos padrões do Google, muito antes que os demais gerenciadores de conteúdo, inclusive, atualizações de segurança que são realizadas automaticamente.

Motivo 4: Sites Responsivos no WordPress

Antes de tudo, preciso informar que um site responsivo, quer dizer que o mesmo será exibido com qualidade e sem distorções e erros de formatação em notebooks, computadores, celulares e outros.

Veja que, o Brasil tem 126,9 milhões de pessoas conectadas, e celular é o principal meio de acesso para 97% delas.

Agora, imagina se o seu site é exibido com erros ou dificuldade de navegação em celulares?

Há 10 anos, quando comecei no Marketing Digital, era algo caro e até exclusivo, ter um site responsivo.

Hoje em dia é uma premissa básica, se você não tem um site responsivo, você está completamente fora do jogo.

Eu me lembro de ter dado risada quando o consultor do Google me disse durante um atendimento que o número de acessos a sites por meio de celular ia superar os oriundos de desktop em pouquíssimo tempo, o que de fato aconteceu.

Motivo 5: Centenas de Opções de  Plugings

Eu citei inúmeras vezes neste artigo, a palavra plugin, mas você sabe exatamente  o que é isso?

Resumindo, plugin é todo software, programa ou extensão que se encaixa a outros programas para possibilitar adicionar mais funções e ferramentas a ele.

Imagina se cada vez que precisasse de uma função nova no seu site, tivesse que jogar tudo que construiu fora para comprar outro tema?

O Worpress possui um gigantesco acervo de plugins que certamente irão te ajudar em quase todas as suas necessidades.

Conclusões Sobre o WordPress

Por fim, preciso dizer que ainda existem pelo menos outros 10 motivos para que você escolha o WordPress para criar o seu site.

É melhor fazer algo do jeito certo desde o início do que ter que refazer tudo depois.

Pense bem antes de se encantar com algum tipo de facilidade, como por exemplo, empresas que prometem entregar site grátis.

Não existe site profissional gratuito, e mesmo que consiga este presente, não se engane, pois podem começar a fazer cobranças posteriores e você não terá a propriedade sobre o seu conteúdo, correndo o risco de perder tudo que construiu e ter que recomeçar do zero.

Gostou deste conteúdo? Escreva nos comentários !

Caso tenha dúvidas sobre WordPress e queira uma cotação, clique no boltão abaixo e entre em contato com nosso WhatsApp.

Para mais conteúdos como este, siga-me no Instagram e inscreva-se no meu canal do Youtube.

Siga-me no Instagram: @clarissemottamentoria

Meu Canal no Youtube: Clique aqui

Muito obrigada ! 🙂

Wordpress e Whatsapp
Leia também: Os Melhores Softwares para Automatizar o WhatsApp
Importante: Nosso site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes para oferecer a você uma melhor experiencia ao navegar. Ao aceitar você concorda com nossa Política de Privacidade e nossos termos e condições.